O
atendimento educacional especializado é realizado na sala de recursos
multifuncional, que é o espaço localizado na escola de educação básica onde se
realiza esse tipo de atendimento. A sala de recursos multifuncional é
constituída de mobiliários, materiais didáticos, recursos pedagógicos e de
acessibilidade, de equipamentos específicos e de professores com formação para
realizar o atendimento educacional especializado. (BRASIL, 2008).
Além da abordagem pedagógica da
educação especial, o professor do atendimento educacional especializado trabalha
com as ferramentas tecnológicas específicas às necessidades dos alunos com
deficiência.
O serviço de tecnologia assistiva na escola tem por objetivo prover e orientar a
utilização de recursos e/ou práticas que ampliem habilidades dos alunos com
deficiência, favorecendo a participação nos desafios educacionais. A tecnologia
assistiva pode ser um recurso facilitador, um
instrumento ou utensílio que especificamente contribui no desempenho nas tarefas
necessárias e/ou desejadas e que fazem parte dos desafios do cotidiano escolar.
O serviço de tecnologia assistiva na educação,
portanto, possui perfil propositivo e busca resolver as dificuldades dos alunos,
encontrando alternativas para que eles participem e atuem positivamente nas
várias atividades propostas no currículo comum.
MATERIAIS E RECURSOS
ADAPTADOS
Cada aluno apresenta um tipo de NEE em especial, os materiais devem ser adaptados com o propósito de facilitar e auxiliar o aprendizado desse aluno. Os materiais devem ser confeccionados a partir da n.ecessidade do aluno em sala de aula.
Devemos levar em consideração alguns pontos necessários para a confecção do material:
• Necessidades do aluno;
• Características físicas e motoras;
• O desenvolvimento e interação do aluno no ambiente de aula
• Observar o aluno no contexto em sala de aula;
• Definir os materiais utilizados;
• Experimentar o material com o aluno;
• Observar se o material supriu as necessidades do aluno, adaptando sempre que necessário.
Cada aluno apresenta um tipo de NEE em especial, os materiais devem ser adaptados com o propósito de facilitar e auxiliar o aprendizado desse aluno. Os materiais devem ser confeccionados a partir da n.ecessidade do aluno em sala de aula.
Devemos levar em consideração alguns pontos necessários para a confecção do material:
• Necessidades do aluno;
• Características físicas e motoras;
• O desenvolvimento e interação do aluno no ambiente de aula
• Observar o aluno no contexto em sala de aula;
• Definir os materiais utilizados;
• Experimentar o material com o aluno;
• Observar se o material supriu as necessidades do aluno, adaptando sempre que necessário.
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
A área da tecnologia assistiva que se destina especificamente à ampliação de
habilidades de comunicação é denominada de Comunicação Alternativa
(CA). A comunicação alternativa destina-se a pessoas sem fala ou sem
escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua
habilidade de falar e/ou escrever.
A CA pode acontecer sem auxílios externos e,
neste caso, ela valoriza a expressão do sujeito, a partir de outros canais de
comunicação diferentes da fala: gestos, sons, expressões faciais e corporais
podem ser utilizados e identificados socialmente para manifestar desejos,
necessidades, opiniões, posicionamentos, tais como: sim, não, olá, tchau,
banheiro, estou bem, sinto dor, quero (determinada coisa para a qual estou
apontando), estou com fome e outros conteúdos de comunicação
necessários no cotidiano.
Com o objetivo de ampliar ainda mais o repertório
comunicativo que envolve habilidades de expressão e compreensão, são organizados
e construídos auxílios externos como cartões de comunicação, pranchas de
comunicação, pranchas alfabéticas e de palavras, vocalizadores ou o próprio computador que, por meio de
software específico, pode tornar-se uma ferramenta poderosa de voz e
comunicação. Os recursos de comunicação de cada pessoa são construídos de forma
totalmente personalizada e levam em consideração várias características que
atendem às necessidades deste usuário.
O termo Comunicação Aumentativa e Alternativa foi
traduzido do inglês Augmentative and Alternative Communication -
AAC. Além do termo resumido "Comunicação Alternativa", no Brasil encontramos também as terminologias "Comunicação Ampliada e
Alternativa - CAA" e "Comunicação Suplementar e Alternativa - CSA".
Cartões de comunicação
|
Para a confecção de recursos de comunicação
alternativa como cartões de comunicação e pranchas de comunicação são utilizados
os sistemas de símbolos gráficos, que são uma coleção de imagens gráficas que
apresentam características comuns entre si e foram criados para responder a
diferentes exigências ou necessidades dos usuários.
Existem diferentes sistemas simbólicos, sendo os
mais importantes: PCS, Blissymbols, Rebus, PIC e Picsyms.
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