SURDOCEGUEIRA & DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA(DMU)
SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS
SURDOCEGUEIRA
A surdocegueira é
uma terminologia adotada mundialmente para se referir a pessoas que tem
perdas visuais e auditivas concomitantes em graus diferentes, podendo ser:
Pode ser:
Congênita: quando a criança nasce Surdocega ou
adquire a surdocegueira nos primeiros anos de vida antes da aquisição de uma
língua (português ou Libras – Língua Brasileira de Sinais). Um exemplo mais
freqüente destes casos é a criança com seqüelas da síndrome da rubéola
congênita.
Adquirida: quando a pessoa ficou surdocega
após a aquisição de uma língua, seja oral ou sinalizada. Os exemplos mais
freqüentes deste grupo são pessoas com Síndrome de Usher.
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DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA(DMU)
São consideradas pessoas com deficiência múltipla aquelas que "têm mais de uma deficiência associada.É uma condição heterogênea que identifica diferentes grupos de pessoas, revelando associações diversas de deficiências que afetam, mais ou menos intensamente, o funcionamento individual e o relacionamento social."MEC-/SEESP, 2002
No Brasil a deficiência múltipla é considerada como
uma associação de duas deficiências ou mais. Na América Latina, América do
Norte, Europa, Ásia e Oceania a Deficiência Múltipla só é considerada se há
nas associações das Deficiências a Deficiência Intelectual.
Como pode ocorrer a Deficiência Múltipla no Brasil:
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NECESSIDADES ESPECÍFICAS
Surdocegueira
-Demonstram
dificuldade em observar, compreender e imitar o comportamento de membros da
família;
-Ensinar e
incentivar de como usar sua visão e audição residuais, ou outros sentidos
remanescentes;
-O ambiente deve
ser planejado e organizado adequadamente;
-Apresentam
habilidade reduzida para antecipar eventos futuros por pistas do ambiente.
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Deficiência
Múltipla
-Constituem um
grupo com características específicas e peculiares e com necessidades únicas;
-Todas as interações de comunicação e atividades de aprendizagem devem respeitar a individualidade e a dignidade de cada aluno;
-Necessidade de
um mediador;
-Proporcionar
autonomia e independência;
-Adequação
Postural.
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SURDOCEGUEIRA / DEFICIÊNCIA
MÚLTIPLA
-Corpo é a realidade
mais imediata,a partir dele se descobre o mundo e a si mesmo.
-Desenvolver o esquema
corporal é de extrema importância.
-Buscar a sua
verticalidade,equilíbrio postural, a articulação e a harmonização de seus
movimentos.
-A autonomia em
deslocamentos e movimentos.
-O aperfeiçoamento das
coordenações viso motora, motora global e fina.
-Desenvolvimento da
força muscular
-Quando não apresentam
graves problemas motores, precisam aprender a usar as duas mãos.
-Possuem algum tipo de limitação
na comunicação e no processamento e elaboração das informações recolhidas do
seu entorno.
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ESTRATÉGIAS
QUE SÃO UTILIZADAS PARA AQUISIÇÃO DE COMUNICAÇÃO
SURDOCEGUEIRA
-Estimulação
para utilização do tato;
-Importância
de um mediador para trazer as informações de maneira integral e coerente se
torna imprescindível;
-Sem
os sistemas adequados de comunicação, o avanço nos estágios de desenvolvimento
da linguagem pode levar mais tempo para ocorrer .
-Durante o processo de comunicação, o professor
tem a função de antecipar, estimular e confirmar se ela está interpretando as
informações e a todo momento comunicar o que
está
acorrendo no ambiente;
-Se
a comunicação efetiva não for estabelecida na infância, a pessoa pode ao
crescer, tornar-se um adulto com comportamentos inadequados para se comunicar. |
DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA
-Todas as pessoas se comunicam, ainda que em diferentes níveis de simbolização e com formas de comunicação diversas; assim, considera-se que qualquer comportamento poderá ser uma tentativa de comunicação;
-Utilização de gestos ou movimentos com os quais tenham a intenção de comunicar-se e desfrutar das atividades propostas;
-Estabelecer códigos comunicativos entre o deficiente múltiplo e o receptor.
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REFERÊNCIA
BOSCO,
Ismênia C. M. G. MESQUITA, Sandra R. S. H. MAIA< Shirley R. Coletânea
UFC-MEC/2010. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar-Fascículo
05:Surdocegueira e Deficiência Múltipla(2010).
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