sábado, 19 de abril de 2014

SURDOCEGUEIRA & DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA(DMU)


SURDOCEGUEIRA & DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA(DMU)




SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS
SURDOCEGUEIRA

A surdocegueira é uma terminologia adotada mundialmente para se referir a pessoas que tem perdas visuais e auditivas concomitantes em graus diferentes, podendo ser:
  •            Surdocego total: ausência total de visão e audição;
  •             Surdocego com surdez profunda associada com resíduo visual;
  •            Surdocego com surdez moderada associada com resíduo visual;
  •            Surdocego com surdez moderada ou leve com cegueira;
  •            Surdocego com perdas leves, tanto auditivas quanto visuais.

Pode ser:
    Congênita: quando a criança nasce Surdocega ou adquire a surdocegueira nos primeiros anos de vida antes da aquisição de uma língua (português ou Libras – Língua Brasileira de Sinais). Um exemplo mais freqüente destes casos é a criança com seqüelas da síndrome da rubéola congênita.
                      Adquirida: quando a pessoa ficou surdocega após a aquisição de uma língua, seja oral ou sinalizada. Os exemplos mais freqüentes deste grupo são pessoas com Síndrome de Usher.

DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA(DMU)

    São consideradas pessoas com deficiência múltipla aquelas que "têm mais de uma deficiência associada.É uma condição heterogênea que identifica diferentes grupos de pessoas, revelando associações diversas de deficiências que afetam, mais ou menos intensamente, o  funcionamento individual e o relacionamento social."MEC-/SEESP, 2002

No Brasil a deficiência múltipla é considerada como uma associação de duas deficiências ou mais. Na América Latina, América do Norte, Europa, Ásia e Oceania a Deficiência Múltipla só é considerada se há nas associações das Deficiências a Deficiência Intelectual.
Como pode ocorrer a Deficiência Múltipla no Brasil:
  •              Física e Psíquica
  •              Sensorial e Psíquica
  •               Sensorial e Física
  •              Física, Psíquica e Sensorial




NECESSIDADES ESPECÍFICAS
Surdocegueira

-Demonstram dificuldade em observar, compreender e imitar o comportamento de membros da família;
-Ensinar e incentivar de como usar sua visão e audição residuais, ou outros sentidos remanescentes;
-O ambiente deve ser planejado e organizado adequadamente;
-Apresentam habilidade reduzida para antecipar eventos futuros por pistas do ambiente.

Deficiência Múltipla

-Constituem um grupo com características específicas e peculiares e com necessidades únicas;
-Todas as interações de comunicação e atividades de aprendizagem devem respeitar a individualidade e a dignidade de cada aluno;
-Necessidade de um mediador;
-Proporcionar autonomia e independência;
-Adequação Postural.

SURDOCEGUEIRA / DEFICIÊNCIA
MÚLTIPLA

-Corpo é a realidade mais imediata,a partir dele se descobre o mundo e a si mesmo.
-Desenvolver o esquema corporal é de extrema importância.
-Buscar a sua verticalidade,equilíbrio postural, a articulação e a harmonização de seus movimentos.
-A autonomia em deslocamentos e movimentos.
-O aperfeiçoamento das coordenações viso motora, motora global e fina.
-Desenvolvimento da força muscular
-Quando não apresentam graves problemas motores, precisam aprender a usar as duas mãos.
-Possuem algum tipo de limitação na comunicação e no processamento e elaboração das informações recolhidas do seu entorno.



ESTRATÉGIAS QUE SÃO UTILIZADAS PARA AQUISIÇÃO DE COMUNICAÇÃO


SURDOCEGUEIRA

-Estimulação para utilização do tato;
-Importância de um mediador para trazer as informações de maneira integral e coerente se torna imprescindível;
-Sem os sistemas adequados de comunicação, o avanço nos estágios de desenvolvimento da linguagem pode levar mais tempo para ocorrer .
-Durante o processo de comunicação, o professor tem a função de antecipar, estimular e confirmar se ela está interpretando as informações e a todo momento comunicar o que
está acorrendo no ambiente;
-Se a comunicação efetiva não for estabelecida na infância, a pessoa pode ao crescer, tornar-se um adulto com comportamentos inadequados para se comunicar. 

DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA

-Todas as pessoas se comunicam, ainda que em diferentes níveis de simbolização e com formas de comunicação diversas; assim, considera-se que qualquer comportamento poderá ser uma tentativa de comunicação;
-Utilização de gestos ou movimentos com os quais tenham a intenção de comunicar-se e desfrutar das atividades propostas;
-Estabelecer códigos comunicativos entre o deficiente múltiplo e o receptor.



REFERÊNCIA
BOSCO, Ismênia C. M. G. MESQUITA, Sandra R. S. H. MAIA< Shirley R. Coletânea UFC-MEC/2010. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar-Fascículo 05:Surdocegueira e Deficiência Múltipla(2010).




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